Anis estrelado: benefícios e contraindicações

O anis estrelado é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo por suas propriedades digestivas e contra as flatulências. Na Idade Média, costumava-se elaborar um doce de anis estrelado. Hoje, o anis estrelado é consumido como óleo (retirado de suas sementes), chá ou mastigado in natura para combater o mal-estar.

O que é anis

O anis possui três espécies mais conhecidas: anis estrelado, anis verde e anis comum. Apesar de serem diferentes, as três plantas possuem o mesmo princípio ativo, o que garante propriedades muito similares.

Como plantar anis estrelado

O anis estrelado é uma planta medicinal que pode alcançar, no máximo, 30 centímetros de altura e possui folhas arredondadas e flores brancas e pequenas. A planta do anis estrelado oferece frutos pequenos e sementes aromáticas de cor verde. A planta do anis estrelado necessita de várias horas de sol por dia para crescer de maneira adequada e ser regada regularmente, porém com pouca água.

Para que serve o anis estrelado

O anis estrelado é utilizado como diurético, para combater gases estomacais e tratar distúrbios digestivos como mal-estar estomacal e diarreia. A planta é muito útil para quem tem sensibilidade gástrica ou problemas crônicos de digestão já que facilita o processo digestivo por estimular secreções dos sucos estomacais.

Além disso, o anis estrelado ativa a circulação do sangue e tem propriedades antiespasmódicas, que aliviam as dores em caso de cólica intestinal. Também é importante para aliviar tosse e tratar doenças como bronquite, asma ou gripe. O anis estrelado contém anetol e cariofileno, duas substâncias que conferem propriedades analgésicas. Ele também é um potente antimicrobiano, regula a menstruação e é associado ao aumento do desejo sexual.

Anis estrelado emagrece

O anis estrelado - e nenhuma outra planta medicinal ou alimento - não tem a capacidade de produzir emagrecimento apenas com seu uso. No entanto, sua propriedade diurética combate a retenção de líquidos no organismo e, por isso, seu uso, associado a uma dieta balanceada e prática regular de atividade física, auxilia no processo de emagrecimento.

Como fazer um chá de anis estrelado

O chá de anis estrelado é empregado como remédio contra cólica e reumatismo. Para melhorar as funções digestivas se aconselha preparar uma infusão com uma colher pequena das sementes de anis estrelado para cada copo de água e tomar apenas uma xícara por dia. Também se pode deixar as sementes maceradas em água durante até seis semanas e tomar uma xícara depois de comer.

Chá de anis estrelado para bebês

O chá de anis estrelado é muito usado para aliviar as cólicas em bebês. No entanto, é preciso muita atenção com a quantidade deste e outros chás dados para crianças pequenas e é aconselhável conversar com um médico antes de fazer uso do produto. Além disso, bebês de até seis meses devem ingerir apenas o leite materno.

Propriedades do anis em grão

O anis em grão, além de todas as demais propriedades do anis estrelado, auxilia fumantes a abandonarem o tabagismo já que mastigar o anis em grão funciona como antídoto contra a nicotina e outras substâncias tóxicas do tabaco. Além disso, ele estimula a produção de leite de mulheres amamentando e regula o ciclo menstrual.

Contraindicações do anis estrelado

Em doses elevadas ou após uso prolongado, o anis estrelado pode ser tóxico e provocar desde náuseas e vômitos até casos de delírios e convulsões. Em crianças, o uso deve ser ainda mais controlado, pois os riscos de efeitos colaterais são ainda maiores.

Foto: © Nattika - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Anis estrelado: benefícios e contraindicações', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade