Abcesso dental: causas, sintomas e tratamento

A manifestação de um abcesso dental pode causar dores violentas e aumento da temperatura. Se não tratado rapidamente, pode provocar sérias complicações.

O que é um abcesso dental

O abcesso é uma lesão infeccionada do tecido periodontal que precisa de tratamento dentário para reduzir ao mínimo o risco de complicações. O abcesso dental é uma infecção bacteriana localizada no tecido periodontal e, se não tratada, pode provocar a destruição da estrutura dentária. O abcesso pode ser agudo ou crônico e, nesse segundo caso, apresenta saída constante de pus da cavidade oral.

Causas do abcesso dental

As causas do abcesso dental são diversas, mas as principais são cárie, traumas dentais, dente do siso, acúmulo de tártaro na gengiva e periodontite não tratada. Entre os fatores que aumentam o risco estão o estresse, o diabetes e uma infecção recente das vias respiratórias superiores.

Tipos de abcesso dental

Existem o abcesso gengival, resultante de lesões na gengiva, abcesso periodontal, encontrado no tecido em torno do espaço existente entre o dente e a gengiva, e o abcesso abaixo da coroa, ou seja, situado no tecido que circunda a coroa dental.

Sintomas do abcesso dental

Na presença de um abcesso, os sintomas podem se manifestar de diversas formas: com dores repentinas, intensas e palpitantes na raiz do dente, inflamações da gengiva, sabor desagradável na boca e mau hálito, aumento na mobilidade dos dentes e pus na gengiva. Em casos mais graves, pode haver dificuldade para abrir a boca, febre, cansaço e calafrios. Em casos de abcessos latentes, o diagnóstico é feito por meio de uma radiografia.

Complicações do abcesso dental

As complicações derivadas do abcesso dental podem causar destruição do osso que circunda o dente e sua eventual perda. Os seios paranasais também podem ser comprometidos pelo problema. Em casos raros, a infecção pode migrar para outros órgãos, como o coração, provocando uma endocardite bacteriana, para as articulações ou nos seios paranasais. Em casos raros, o quadro pode evoluir para uma septicemia.

Tratamento para o abcesso dental

Os tratamentos utilizados contra um abcesso dental incluem drenagem do abcesso, uso de antibióticos, extração do dente e tratamento de periodontite.

Como prevenir o abcesso dental

Uma boa higiene bucal e visitas de controle ao dentista são essenciais para prevenir o abcesso dental.

Foto: © kurhan - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Abcesso dental: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade