Hemoglobina corpuscular média (HCM)


A hemoglobina corpuscular média (HCM) ou hemoglobina globular média (HGM), solicitada em um hemograma, é a quantidade média de hemoglobina (hb) presente nas hemácias. Esse exame avalia as células sanguíneas e serve para identificar o tipo e causa da anemia.

Definição de HCM

O valor da HCM corresponde à massa média de hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos e oferece indicativos da presença de algumas doenças. É parte de um hemograma, que faz uma análise precisa dos glóbulos presentes no sangue, seja os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio dos pulmões às células ou os leucócitos (glóbulos brancos), que atuam na defesa do organismo. Esses valores, quando analisados, ajudam a diagnosticar uma anemia.

Valores ideais de HCM no sangue

O valor normal da hemoglobina corpuscular média no sangue se localiza entre 26 e 33 picogramas por glóbulo vermelho. O ideal é que sua taxa se encontre no centro desses valores, na casa dos 30 pg.

HCM alto

Uma taxa elevada de HCM, ou seja, acima dos 33 picogramas, pode indicar anemia hipercrômica, disfunção da tireoide e alcoolismo.

HCM baixo

Por sua vez, um exame de sangue que apresente redução da taxa de HCM, isto é, abaixo dos 26 picogramas, pode indicar anemia hipocrômica.

Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hemoglobina corpuscular média (HCM) ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade