Cansaço - Causas possíveis

Julho 2017

O cansaço é uma manifestação que pode ter diversas causas, que vão das mais simples às mais graves. Na verdade, o cansaço é denominador comum de diversas condições e doenças. A seguir, listamos algumas doenças ligadas à manifestação desse sintoma e quando é recomendado consultar um médico.


Cansaço ou astenia

O cansaço ou astenia é um dos motivos mais frequentes de consulta médica, podendo estar associado a outros sintomas. Ao contrário do cansaço, a astenia não diminui quando a pessoa descansa e, geralmente, está ligada a males orgânicos. Caso o sintoma persista por muito tempo e não esteja ligado à privação de sono ou doenças já conhecidas, é recomendável consultar um médico. Outros sintomas como perda de apetite, emagrecimento e febre são um sinal alarmante.

Causas do cansaço

As possíveis causas de cansaço ou astenia são inúmeras.

Distúrbios do sono

A dificuldade para dormir, a insônia e sono breve, bem como perturbações biológicas, como trabalho no período noturno, jet lag e apneia do sono podem estar ligados ao cansaço.

Ansiedade e depressão

A síndrome depressiva de intensidade moderada, o trabalho excessivo, que causa a síndrome de burnout, um grande estresse e ataques de pânico também geram sintomas de cansaço.

Outras causas do cansaço

Uma má alimentação, déficit de proteínas, fibras alimentares, vitaminas, ingestão de remédio contra hipertensão, infecções virais, bacterianas ou parasitárias, problemas metabólicos e problemas endócrinos, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, gravidez, doenças neurológicas e musculares, câncer e seus tratamentos, como a quimioterapia, linfoma, anemia, hepatite B, hepatite C e doenças inflamatórias podem causar cansaço físico crônico. A velhice e o sedentarismo também podem gerar esse sintoma.

Quando consultar o médico

Nunca se deve desprezar os sintomas de cansaço, pois, em alguns casos, eles podem ser a origem de doenças leves ou graves. Em uma consulta médica, o especialista fará uma avaliação de todas as condições físicas da pessoa e poderá dar um diagnóstico preciso.


Foto: © Olena Zaskochenko - Shuttertock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Natali.Saude. Última modificação: 9 de fevereiro de 2017 às 10:13 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Cansaço - Causas possíveis', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.