Como manter os seios firmes

Os seios de uma mulher perdem firmeza com o passar do tempo devido ao inevitável processo de envelhecimento do corpo. Porém, seus efeitos podem ser reduzidos com uma série de medidas a serem tomadas a longo prazo pela mulher adulta.

Por que os seios perdem firmeza e tônus

Os seios perdem firmeza ao longo dos anos devido ao processo natural e irrefreável de envelhecimento do organismo e às alterações hormonais experimentadas pela mulher quando entra na menopausa. As estruturas que dão suporte aos seios perdem tônus porque os tecidos que as formam se rompem e a pele se torna cada vez mais fina nesta e regiões do corpo.

Como evitar que os seios caiam

É impossível conter as mudanças que o corpo da mulher passa ao longo dos anos. No entanto, elas podem ser retardadas e minimizadas com a adoção de alguns hábitos de vida saudáveis. O principal deles é a prática regular de atividade física, que pode ser musculação ou não. Apesar disso, exercícios de flexão de braços são muito bem-vindos para garantir o tônus muscular no peitoral. Também é importante que mulheres acima dos 50, 60 anos evitem aumentos ou perdas excessivas de peso pois elas provocam mudanças importantes no aspecto dos seios.

A postura e a firmeza dos seios

Manter uma postura correta do tronco durante todo o dia, reduzir o uso de sutiãs, adotar uma dieta equilibrada e se hidratar corretamente. Frutas e verduras são muito bons neste sentido pois são ricas em antioxidantes, substância que combate radicais livres e retardam o envelhecimento.

Como aumentar o tamanho do busto

Em geral, o aumento do busto se dá apenas por meio de procedimentos cirúrgicos. Mas há outras alternativas para quem não deseja passar por uma operação. Atividades como musculação e natação auxiliam no desenvolvimento dos músculos peitorais, dando maior firmeza e aspecto aumentado ao busto. Uma dieta saudável melhora o metabolismo e estimula uma correta distribuição das gorduras pelo corpo, ação que tem como efeito dar aspecto mais avantajado aos seios. Massagens completam a lista de medidas para aumento do tamanho do busto.

Foto: © Alexandr Porubaymykh - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como manter os seios firmes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade