Basalioma: definição, tratamento e prevenção

Abril 2017

O basalioma ou carcinoma basocelular é um câncer de pele muito frequente. Proveniente de intensa exposição solar, atinge, majoritariamente, pessoas com mais de 60 anos e atinge a parte mais profunda da epiderme, os queratinócitos.


Definição de basalioma

Esse tipo de câncer de pele se desenvolve lentamente e não causa metástase. O basalioma pode assumir diversos aspectos como o de uma lesão cutânea simples não dolorosa, ou com leve relevo, geralmente de cor rosada. Pode-se, ainda, se manifestar sob a forma de alergias, eczemas ou cicatrizes. O basalioma, geralmente, fica localizado na face, como, por exemplo, nas pálpebras, nos lábios e na testa, bem como no couro cabeludo ou no colo.

Diagnóstico de basalioma

O diagnóstico desse tipo de câncer é feito com uma biópsia, seguida por um exame patológico.

Fatores de risco

O maior risco provém da exposição ao sol repetida e sem proteção solar. Uma insolação na infância, por exemplo, está associada ao aumento do risco de câncer de pele. Muitos estudos internacionais ligam as câmaras de bronzeamento artificial a esse tipo de câncer.

Tratamento do basalioma

O tratamento do basalioma deve evitar que a lesão se espalhe e provoque uma perda importante de alguma parte da face, como o nariz ou orelha. Geralmente, é recomendada uma cirurgia para remover a lesão. Na sequência, um segundo procedimento reconstrui a zona atingida pela lesão. Alguns cremes, a crioterapia e a fototerapia estão entre as medidas para combater o basalioma, que deve sempre ser controlado para que não haja um retorno.

Como prevenir o basalioma

Qualquer tipo de exposição a rios solares é contra-indicada, especialmente nas horas do dia em que o sol está mais forte.


Foto: © Alexander Raths - Shuttertock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Natali.Saude. Última modificação: 14 de fevereiro de 2017 às 09:57 por Natali.Saude.
Este documento, intitulado 'Basalioma: definição, tratamento e prevenção', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.