Xampu de cebola: benefícios e receitas

Muitas mulheres recomendam o uso de xampu de cebola para suas amigas. Aprenda nesta dica uma receita deste xampu e saiba quais são os seus benefícios para o cabelo.

Benefícios do xampu de cebola

O xampu de cebola apresenta uma série de propriedades que beneficiam a saúde capilar. Em primeiro lugar, a cebola contém 27% de quercetina, flavonoide que dá resistência ao cabelo, evitando a ruptura e prevenindo a dermatite. Além disso, a presença de enxofre tem papel antisséptico, o que previne infecção por fungos e bactérias que causam oleosidade. Por fim, minerais como fósforo, cálcio, ferro, sódio e magnésio combatem a coceira e irritação no couro cabeludo.

Xampu de cebola: mito ou verdade

Os benefícios do xampu de cebola são para lá de reais. Ele tem seu uso recomendado em caso de caspas ou excesso de gordura nos fios. Ao regular as secreções do couro cabeludo, o xampu de cebola também pode ser usado para cabelos muito secos. Ele limpa o couro cabeludo e evita a obstrução dos folículos pilosos. O xampu de cebola também aumenta a sintetização de colágeno natural, algo fundamental para a formação das fibras de queratina nos fios.

Xampu de cebola resseca o cabelo

Não, o xampu de cebola, na verdade, hidrata os fios e deve inclusive ser utilizado por mulheres com cabelos secos.

Xampu de cebola caseiro

Corte uma cebola - branca ou roxa - em pedaços e depois bata no liquidificador. Coe essa mistura para evitar que fiquem pedaços de cebola. Na sequência, adicione este suco de cebola a um xampu sem sal de sua preferência e deixe a misture descansar por 15 dias. Após este período, o xampu estará pronto para uso.

Xampu de cebola com alho

Muitas receitas também acrescentam dois dentes de alho à mistura. Eles devem ser batidos junto com a cebola. O alho contém alicina, um princípio ativo que melhora a circulação sanguínea e a chegada de nutrientes para que o cabelo possa crescer mais saudável.

Como tirar o cheiro do xampu de cebola

O xampu de cebola caseiro pode deixar um cheiro muito forte no cabelo que é bastante difícil de eliminar. Por isso, recomenda-se enxaguar o cabelo várias vezes após a aplicação do xampu, eliminar a umidade com uma toalha limpa e evitar o uso de secadores.

Foto: © iprachenko - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Xampu de cebola: benefícios e receitas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade