Acidente vascular cerebral - Definição

Novembro 2017


Definição de acidente vascular cerebral

Acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença que ocorre por alterações nas artérias do cérebro. Dois tipos de AVC são encontrados: AVC isquêmico, onde uma artéria é obstruída geralmente em função de um coágulo de sangue, ou AVC hemorrágico, quando ocorre a ruptura da artéria tendo como causa mais comum um quadro de hipertensão arterial. Os sintomas do AVC são sinais neurológicos de aparição repentina, como alteração motora, perda da força de parte do corpo ou deformação súbita da boca ocasionando dificuldades na fala. Quando há suspeita de AVC, uma intervenção médica com exame de imagem cerebral, tomografia ou ressonância magnética deve ser feito de maneira urgente.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 14:27 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Acidente vascular cerebral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.