Discopatia protusa - Definição

Novembro 2017


Definição de discopatia protusa

A discopatia afeta a coluna vertebral e é causada por uma degeneração dos discos situados entre as vértebras. O termo discopatia protusa é utilizado quando vem acompanhada de uma saliência nos discos. Ela é chamada comumente de hérnia de disco, e pode estar situada sobre toda a coluna vertebral, porém mais comumente na região lombar na parte inferior das costas.

Ela é frequentemente responsável por dores nas vértebras atingidas, mas podem também irritar um nervo que se passe próximo a ela e gerar dores nas zonas ligadas ao nervo atingido: como é o caso do nervo ciático, cuja dor desce até a perna. O tratamento principal é o repouso, os analgésicos e anti-inflamatórios. Quando a hérnia não se cura espontaneamente, a cirurgia é recomendada.
Publicado por asevere. Última modificação: 3 de novembro de 2015 às 09:51 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Discopatia protusa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.