Divertículo - Definições

Fevereiro 2018


Definições

Um divertículo é uma cavidade anormal que se apresenta como uma pequena bolsa na superfície de uma mucosa. Sua origem pode ser patológica e adquirida, ou remanescente que supostamente irá desaparecer. O divertículo de Meckel é uma pequena bolsa no intestino que persiste anormalmente em algumas pessoas. O divertículo de Zencker se forma sozinho e se encontra no esôfago. Os divertículos mais frequentes se localizam na mucosa do cólon e surgem a partir de uma fraqueza muscular da parede. Na ausência de inflamação, os divertículos não são responsáveis por qualquer sintoma.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de fevereiro de 2018 às 16:09 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Divertículo - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Discopatia protusa - Definição
Divertículos sigmoides - Definição