Displasia - Definição

Novembro 2017


Definição de displasia

A displasia é uma anomalia de desenvolvimento de alguns órgãos presente desde o nascimento e na origem das má formações ou deformações. Algumas displasias são compatíveis com a vida, outras não e causam a morte desde o nascimento e às vezes até antes do parto. A displasia causa disfunções do organismo, e pode algumas vezes causar risco de morte. Diversas formas de displasia existem. Falamos por exemplo da displasia broncopulmonar no caso dos prematuros cujos pulmões não chegaram à etapa de maturidade e necessitam cuidados adaptados desde o nascimento. O termo displasia é igualmente utilizado em outro contexto: ele se trata de uma modificação de um tecido, especialmente em alguns casos de estado pré-cancerígeno.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de outubro de 2017 às 13:03 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Displasia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.