Dispneia - Definição

Fevereiro 2018


Definição de dispneia

A dispneia é o nome científico para uma falta de ar. Os sintomas da dispneia podem variar em função da patologia que a está causando. Ela pode ser acompanhada de modificação do ritmo respiratório. Caso ocorra aceleração, recebe o nome de taquipneia ou polipneia. Se há desaceleração, chama-se bradipineia. A dispneia pode afetar o tempo inspiratório ou o tempo expiratório, e, em algumas ocasiões, ambos. A dispneia mais comum possui origem pulmonar ou cardíaca e pode ser causada por asma, obstrução por um corpo estranho das vias respiratórias, infecções ou outra doença pulmonar ou, por fim, problema cardíaco como embolia pulmonar e insuficiência cardíaca. A dispneia melhora ou desaparece quando a sua causa é tratada.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de janeiro de 2018 às 20:26 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Dispneia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Displasia óssea - Definição
Dispneia de esforço - Definição