Fibromialgia - Definição

Dezembro 2017


Definição de fibromialgia

A fibromialgia é uma doença cuja origem não é conhecida. Ela afeta mais comumente as mulheres e seu principal sintoma é uma dor crônica, frequentemente difusa, mas às vezes concentrada, em uma parte específica do corpo. Os diferentes exames realizados para identificar a origem dessas dores não conseguiram até hoje identificar as causas desta síndrome. A ausência de causa, além dos problemas crônicos causados, posteriormente são responsáveis por problemas psicológicos e sociais. Os tratamentos utilizados não são sempre eficazes e uma origem psicossomática do problema é uma das possibilidades levantadas por pesquisadores atualmente.
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de maio de 2017 às 09:33 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Fibromialgia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
EFR - Definições
Hormônio folículo estimulante (FSH) - Definição