Colite

Novembro 2017


Definição

uma colite é uma inflamação do cólon. Uma colite pode ter diversas origens. Distinguimos as colites agudas das colites crônicas. As primeiras se encontram geralmente após uma infecção por um vírus, uma bactéria ou um parasita em caso de intoxicação medicamentosa (tomada excessiva de laxantes ou antibióticos) ou após uma radioterapia (colite chamada de radica). Elas podem também ser secundárias a transtornos de vascularização do cólon, chamadas de cólicas isquêmicas. Os segundos são de origem desconhecida precisamente. Elas são provavelmente causadas por diversos fatores - como a genética - e são representados pela doença de Crohn ou a retocolite hemorrágica. Esse tipo de colite crônica pode evoluir pontualmente para colite agudas graves.

Manifestações

as principais manifestações da colite aguda são as diarreias e as dores abdominais. Em alguns casos, a colite aguda pode ser grave: ela é suspeitada em casos de diarreias sangrentas contendo muco, febre e um estado geral alterado.
As principais manifestações da colite aguda são as diarreias e as dores abdominais. Em alguns casos, a colite aguda pode ser grave: isso é suspeitado em casos de diarreias sangrentas contendo muco, febre, e um estado geral alterado. A colite crônica apresenta dores abdominais, diarreias, sangramentos digestivos, uma fadiga e uma perda de peso, mas também sintomas próprios à doença crônica inflamatória principalmente fissuras e ulcerações em torno do ânus para a doença de Crohn.

Diagnóstico

o diagnóstico das colites é baseado sobre os sintomas descritos pelo paciente e os resultados dos exames médicos. O principal exame que permite diagnosticar uma colite é a colonoscopia essencialmente feita em casos de sintomas crônicos. Durante essa exploração, é comum realizar uma biópsia (ou seja, uma amostra da mucosa do cólon) que permitirá, após análise, de determinar a origem da inflamação. Em caso de colite aguda grave, podemos saber se ela é de origem viral, bacteriana ou parasitária.

Tratamento

o tratamento das colites agudas depende da sua origem. Em caso de colite crônica associadas a uma doença de Crohn, prescrevemos corticoides e medicamentos à base de derivados de salycilés. Imunossupressores podem igualmente ser utilizados para evitar o recurso no entanto comum de uma intervenção cirúrgica. Em caso de retocolite hemorrágica alguns variantes existem, mas os mesmos tratamentos são utilizados.

Prevenção

é difícil prevenir as colites principalmente quando não conhecemos a sua origem. Na doença de Crohn, parar de fumar parece ser benéfico, além de um regime sem fibras.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Colite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.