Escape da válvula mitral - Definição

Novembro 2017


Definição de escape da válvula mitral

Um escape da válvula mitral, chamado também de insuficiência mitral, é um escoamento de sangue anormal no ventrículo para o átrio esquerdo do coração. A válvula mitral serve de portão entre essas duas partes, abrindo e fechando hermeticamente para regular a circulação do sangue. Durante a contração do coração que evacua o sangue para a aorta (chamada de sístole), uma parte do sangue regurgita através dessa válvula.

Essa insuficiência mitral pode surgir repentinamente no caso de ruptura do cordão valvar e causa problema respiratório rápido pela uma acumulação secundária de líquido nos pulmões. Mais frequentemente, a insuficiência mitral aparece de maneira progressiva após esforços, depois em esforços menores, e, por fim, aparecerá até em repouso. O diagnóstico se faz por ecografia e o tratamento pode ser através de medicamentos ou cirurgia para a substituição da válvula.
Publicado por asevere. Última modificação: 2 de março de 2017 às 10:14 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Escape da válvula mitral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.