Gama glutamil transferase (gama GT): o que é

Dezembro 2017

A gama glutamil-tranferase (gama GT) é uma enzima fabricada naturalmente pelo organismo no fígado e encontrada tanto no fígado quanto em outros órgãos como rins e intestino.


Valores da gama GT

A concentração de gama GT no sangue é geralmente inferior a 60 unidades internacionais por litro de sangue, mas ela pode ser aumentada no caso de algumas patologias. A origem mais frequente deste aumento é o alcoolismo crônico. Outras condições, como as doenças hepáticas e diabetes, o uso de alguns medicamentos ou certas infecções, também podem ser responsáveis pelo aumento dessa taxa.

Diagnóstico da gama GT

Os resultados da medição de gama GT no sangue não são suficientes para que se estabeleça um diagnóstico preciso. Apenas o médico, de posse da análise do sangue e de estudos clínicos, poderá estabelecer um diagnóstico preciso e, caso seja necessário, pedir outros exames.

Causas do aumento da gama GT

Alcoolismo

O alcoolismo crônico é uma causa frequente do aumento da gama GT, porém as variações dessa enzima no corpo não são sempre relacionadas a esse mal.

Doenças

Algumas doenças podem ser relacionar a alterações da gama GT, como as que se relacionam ao fígado (hepatite, cirrose, câncer no fígado), diabetes, hiperglicemia, hipertireoidismo, obesidade ou insuficiência cardíaca.

Medicamentos

Alguns medicamentos como antidepressivos, contraceptivos, anticonvulsionantes, hipnóticos e esteroides podem alterar a atividade da enzima gama GT.

Exames complementares

Em caso de análises que demonstrem anomalias, é necessário efetuar exames complementares como análises dos parâmetros do sangue, dosagens hepáticas completas e de outras enzimas presentes no fígado, como a bilirrubina. Um exame específico no fígado e na bile podem, também, ajudar a pesquisas as causas das altas taxas de gama GT.

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por p.horde. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de outubro de 2017 às 16:39 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gama glutamil transferase (gama GT): o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.