Chia é eficaz contra câncer e diabetes, diz estudo

Pedro.Saude - 23 de setembro de 2016 - 11:59

Chia é eficaz contra câncer e diabetes, diz estudo

Alimento também apresenta efeitos protetivos contra o mal de Alzheimer, demonstra pesquisa da Unicamp

(CCM SAÚDE) — Os benefícios da chia para a saúde foram comprovados cientificamente pela primeira vez. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. O trabalho do Departamento de Alimentos e Nutrição mostoru que o o produto tem ação antioxidante e previne doenças cardiovasculares e a diabetes, entre outros resultados positivos.



O estudo durou quatro anos e foi feito em laboratório com ratos. Em apenas seis meses, animais alimentados com chia já apresentaram melhoras em diversos indicadores. "Verificamos que tanto o consumo da semente quanto do óleo da chia garantiu efeito anti-inflamatório, reduziu níveis de colesterol em até 40%, a taxa de açúcar no sangue e aumentou a concentração de ômega 3", aponta a cientista Rafaela Marineli em entrevista ao 'G1'.

No entanto, o efeito antioxidante comprovado é o que traz melhores prognósticos para o uso da chia. Além de prevenir o envelhecimento, esta ação previne a ocorrência de doenças cardiovasculares e a diabetes tipos 1 e 2. Além disso, a chia é capaz de reduzir a incidência de algumas formas de câncer e o mal de Alzheimer.

Vale lembrar, contudo, que todos esses benefícios não são garantidos apenas com o consumo da chia. O alimento deve ser adicionado em uma dieta balanceada e combinado com a prática regular de exercícios físicos para que tenham todos os seus efeitos positivos potencializados.

Foto: © CatchaSnap - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter