Diagnóstico de câncer de mama: 40% antes dos 50 anos

Pedro.Saude - 4 de outubro de 2016 - 09:50

Diagnóstico de câncer de mama: 40% antes dos 50 anos

Dados de pesquisa em hospital particular reacende polêmica sobre idade para mamografia

(CCM SAÚDE) — A divulgação de uma pesquisa realizada no hospital particular A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, reabriu a polêmica sobre a idade ideal para mulheres começarem a realizar mamografias regulares. De acordo com o levantamento, que avaliou dados de 4.527 pacientes, 40,1% dos diagnósticos de câncer de mama são feitos em mulheres com menos de 50 anos. Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda iniciar a prática dos exames a partir dos 50.

Em detalhes, a pesquisa apontou que 11,4% dos diagnósticos realizados no hospital foram feitos em mulheres ainda na casa dos 30 anos enquanto 28,7% nas que tinham entre 40 e 49 anos. Por conta de números como esses, a Sociedade Brasileira de Mastologia vem defendendo a redução da idade recomendada para mamografias para os 40 anos. Para o ministério, a idade de 50 anos segue orientação da Organização Mundial de Saúde.

O principal argumento do órgão público para ser contra a redução da idade é o risco elevado de falso positivo em exames de mulheres com menos de 50 anos. Além disso, o Ministério da Saúde já orienta os profissionais a antecipar a realização já a partir dos 35 anos para quem tiver caso de câncer de mama na família, principalmente parentes de primeiro grau.

Foto: © Tyler Olson - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter