Criada cadeira de rodas controlada pela face

Natali.Saude - 5 de outubro de 2016 - 08:44

Criada cadeira de rodas controlada pela face

Universidade de Uberlândia cria equipamento que se mexe a partir de estímulos enviados pelo movimento dos olhos ou dos músculos da face

(CCM SAÚDE) — Com o objetivo de facilitar a vida dos cadeirantes, o professor de engenharia biomédica Eduardo Lázaro Martins Naves, que coordena o Núcleo de Tecnologias Assistivas (NTA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, desenvolveu com alunos de graduação e pós-graduação uma cadeira de rodas controlada pelos músculos da face ou pelo movimento dos olhos.

O dispositivo foi pensado e construído com o objetivo de ajudar pessoas que não conseguem se movimentar com as pernas e não têm força ou coordenação motora para manipular um joystick (controle acoplado a cadeiras com motor).

"Para se movimentar, o músculo recebe sinais elétricos, que são como estímulos. Para a ativação da cadeira, colocamos eletrodos nos músculos do rosto do paciente, e, assim, ele consegue se locomover", explica. No caso do acionamento pela movimentação dos olhos, um sensor que capta a direção do globo ocular é acoplado à cadeira, e um computador faz a conexão entre o sensor e o motor do equipamento.

Testado por seis pacientes, incluindo crianças e idosos, esse equipamento pode ser produzido em lara escala, segundo o professor. "Acredito que os dispositivos têm potencial para serem replicados e produzidos em maior número, mas é preciso interesse e investimento dos fabricantes", afirma.

Foto: © Valeriya_Anufriyeva - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter