Descobertas soluções para eliminar odor do alho

Natali.Saude - 10 de outubro de 2016 - 10:10

Descobertas soluções para eliminar odor do alho

Mau hálito causado pelo alho pode ser combatido com hortelã e maçã, por exemplo

(CCM SAÚDE) — Pesquisadoras da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, realizaram experiências para descobrir a melhor forma de combater o odor desagradável do alho, que, embora tenha propriedades medicinais, deixa o hálito com um mau cheiro.



"O alho tem um cheiro imperceptível antes de ser triturado, mas quando cortado ou esmagado libera um odor característico do enxofre", explicaram Rita Mirondo e Sheryl Barringer na apresentação da pesquisa.

Pensando nisso, Mirondo e Barringer compararam algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis - derivados do enxofre - associados ao hálito do alho. São eles o dialil dissulfeto, o alilo mercaptana, o dissulfeto de metil-alilo e o sulfeto de metil-alilo. Forma testados chá verde, folhas de hortelã (spearmint ou Mentha spicata), maçãs e alfaces, consumidas de diferentes formas.

A conclusão do experimento é que, para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada é melhor do que mastigar hortelã. A pesquisa também mostrou que a maçã crua, além da alface também crua, reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.

Apesar de seu odor, o alho é comprovadamente benéfico para reduzir o risco de câncer - especialmente no estômago, esôfago e cólon - assim como diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Foto: © Fedorov_Oleksiy - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter