Estudo: antibactericidas podem causar doenças

Natali.Saude - 10 de outubro de 2016 - 10:56

Estudo: antibactericidas podem causar doenças

Além de não matarem bactérias, esses produtos podem causar alterações hormonais sérias

(CCM SAÚDE) — Os sabonetes antibactericidas, anunciados como a salvação de muitas pessoas, protrgendo-as contra bactérias e vírus, estão na mira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estuda a necessidade de revisar, no Brasil, a regulamentação de produtos que possuam triclosan e triclocarban em sua composição.

Anteriormente, esses produtos já haviam sido proibidos nos Estados Unidos. A justificativa foi a falta de comprovação de que eles são mais eficazes que o sabão comum, além da ação maléfica dos agentes químicos em animais e células humanas, afirmando que, por ora, os riscos se sobrepõem aos benefícios.

Artigos indicam que esses dois compostos presentes nos antibactericidas fazem parte de um grupo conhecido como disruptores endócrinos — substâncias que, em contato com o organismo, alteram a produção e o funcionamento dos hormônios.

Em animais e em estudos in vitro, houve evidências de alteração da regulação hormonal, com implicações sobre fertilidade, obesidade, hipotireoidismo, aumento/diminuição de produção da testosterona, câncer de ovário, mama e fígado, além de piora da asma alérgica, entre outros.

Os riscos desse tipo de sabonete são maiores em gestantes e crianças e, por isso, seu uso no Brasil pode estar com os dias contados.

Foto: © Sergey-Ryzhov - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter