46% de quem tem diabetes tipo 2 não sabe da doença

Natali.Saude - 11 de outubro de 2016 - 09:46

46% de quem tem diabetes tipo 2 não sabe da doença

Atualmente, 16 milhões de brasileiros possuem a doença, que deve ser prevenida ainda na infância

(CCM SAÚDE) — Quase metade dos brasileiros que possuem o diabetes tipo 2 não sabe que tem a doença. E, na maioria dos casos, desconhece o risco que está correndo, já que o diabetes mata uma pessoa a cada 13 segundos no mundo.



Apesar de muitas pessoas não apresentarem sintomas quando a glicemia não está muito alta, os principais sinais da diabetes podem ser percebidos por meio de uma sensação de fraqueza, boca seca, vontade constante de urinar e visão turva.

Atualmente, 16 milhões de brasileiros são portadores do diabetes, que geralmente é desencadeado pela obesidade, além da hipertensão, especialmente no caso do tipo 2. Quem possui essa doença tem uma inflamação generalizada no organismo, aumentando a resistência insulínica periférica e prejudicando a sinalização para produção de insulina.

É fundamental adotar hábitos de alimentação saudáveis e a prática de exercícios físicos desde a infância para evitar que, no futuro, essas pessoas desenvolvam o diabetes tipo 2, que pode causar complicações como cegueira, amputações, infarto, pacientes vasculares e problemas renais.

Foto: © arka38 - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter