Pesquisa revela uso de cigarro para emagrecer

Pedro.Saude - 14 de outubro de 2016 - 16:14

Pesquisa revela uso de cigarro para emagrecer

Quase metade das adolescentes nos Estados Unidos consomem tabaco para promover perda de peso

(CCM SAÚDE) — O consumo de cigarros está normalmente associado à dependência provocada pela nicotina. No entanto, pesquisa realizada na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, revelou que uma parte considerável dos adolescentes entre 11 e 15 anos que sofrem com sobrepeso ou obesidade fuma com o objetivo de perder peso. No total, 46% das garotas nesta faixa etária fuma com este propósito. Entre os meninos, a taxa é de 30%.



O trabalho, publicado na revista 'Health Economics', demonstra que há diversas causas para os jovens se tornarem tabagistas, defende o autor da pesquisa, o professor John Cawley. "Ela nos ajuda a entender melhor porque as pessoas escolhem adotar práticas perigosas à saúde. Não é sempre pelo prazer imediato, mas às vezes como meio para alcançar outros fins", explica o pesquisador.

O levantamento foi feito com 10.500 adolescentes em idade escolar. Eles foram perguntados sobre sua visão sobre o próprio corpo, consumo de tabaco e o que faziam para melhorar a forma. Entre as meninas que se julgavam "bastante acima do peso", havia 225% mais risco de uso do cigarro para emagrecer. Nos garotos do mesmo grupo, o risco era aumentado em 145%.

Para Cawley, a pesquisa acrescenta mais elementos para ações governamentais de proibição de publicidades associando cigarros ao emagrecimento. Além disso, o professor defende o aumento dos impostos sobre o tabaco.

Foto: © Pixabay.
Siga o CCM Saúde no Twitter