Brasil já registra 2 mil casos de microcefalia

Pedro.Saude - 17 de outubro de 2016 - 08:38

Brasil já registra 2 mil casos de microcefalia

Um ano após início do surto, ocorrências desaceleram, mas vírus se espalha pelo mundo

(CCM SAÚDE) — A redução do número de casos fez a microcefalia deixar o noticiário nos últimos meses. No entanto, eles ainda ocorrem e um ano depois do início do surto da malformação o Ministério da Saúde anunciou que já foram confirmados 2 mil casos da condição em todo o país desde outubro de 2015. Pernambuco, onde o problema foi inicialmente detectado, segue como estado com mais notificações.



Além das 2.033 confirmações, o órgão do governo federal também informou que, de acordo com dados até 8 de outubro, outras 3.055 notificações estão sendo investigadas pelas autoridades de saúde estaduais e 4.726 suspeitas foram descartadas após exames laboratoriais.

Ao todo, 688 municípios já registaram ao menos um caso da malformação ligada ao vírus zika. Entre os estados, Pernambuco é o que tem mais confirmações, com 389 casos. Logo depois, vêm Bahia (319), Paraíba (181) e Maranhão (157). Na outra ponta, estão Paraná e Santa Catarina (4 cada), Acre (2) e Pará (1).

Enquanto os casos desaceleraram no Brasil nos últimos três meses, o vírus zika se espalha pelo mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há risco de graves epidemias no sudeste asiático e países como Cingapura e Tailândia já estão sendo afetados. Nos Estados Unidos, o estado da Flórida registrou mais de mil casos.

Foto: © Pixabay.
Siga o CCM Saúde no Twitter