Suplementos de cálcio podem afetar coração

Pedro.Saude - 18 de outubro de 2016 - 11:47

Suplementos de cálcio podem afetar coração

Por outro lado, adotar um regime alimentar rico no mineral apresenta efeito protetivo ao órgão

(CCM SAÚDE) — O uso de suplementos já é visto com reservas por especialistas há bastante tempo e agora foi a vez do cálcio ser questionado. Levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apresentou ligação entre suplementação do mineral e aterosclerose, condição cardíaca caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Segundo o grupo de pesquisadores responsável pelo trabalho, que avaliou dados de 2.700 pacientes ao longo de 10 anos, ainda não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre as duas ações, o que existe é uma associação entre ambas. "Quando falamos de suplementos de vitaminas e minerais, principalmente aqueles para saúde dos ossos, a maioria tende a pensar que quanto mais, melhor. Mas o excesso de cálcio pode colocar o coração e o sistema vascular em risco", disse Erin Michos, um dos autores.

Por outro lado, a adoção de uma dieta rica em cálcio - com ingestão apenas por alimentos - não demonstrou nenhum risco aumentado de problemas cardíacos a longo prazo, apontou a pesquisa. Os principais produtos com alta concentração de cálcio são leite e derivados, espinafre, soja e castanha do Pará.

Foto: © mtphoto19 - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter