Enxaqueca está ligada a bactérias da boca

Natali.Saude - 19 de outubro de 2016 - 09:24

Enxaqueca está ligada a bactérias da boca

Descoberta explica por que carne processada e vegetais disparam crises em algumas pessoas

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa conduzida pela Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (UC San Diego) apontou um item comum para desencadear crises de enxaqueca nas pessoas: a alimentação. Segundo o estudo, o excesso de micro-organismos que transformam o nitrato na cavidade bucal aumenta os riscos de a pessoa sofrer com fortes dores de cabeça.

Usando dados de uma ampla pesquisa que recolhe amostras da microbiota da população norte-americana, eles notaram que a doença é mais comum nos indivíduos que abrigam uma quantidade consideravelmente maior de micro-organismos especializados em degradar o nitrato.

"Circula uma ideia de que certos alimentos favorecem enxaquecas, como chocolate, vinho e, especialmente, comidas que contêm nitratos", explica, em um comunicado à imprensa, Antonio González, analista no laboratório do professor Rob Knight na UC San Diego. "Nós pensamos que, talvez, houvesse uma conexão entre a microbiota de uma pessoa e o que ela come", completa González, que assina o artigo como principal autor.

O nitrato é um composto encontrado em alimentos como carne processada, vegetais folhosos verdes e certos medicamentos. Algumas bactérias presentes na cavidade bucal conseguem transformá-lo em nitritos, que, quando ganham a corrente sanguínea, podem ser convertidos em óxido nítrico (NO), um vasodilatador que pode ajudar a saúde cardiovascular, por melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a pressão.

Os fármacos contendo nitrato aliviam dores no peito e outros sintomas. No entanto, quase 80% dos pacientes que ingerem esses medicamentos relatam dores de cabeça fortes como efeito colateral dos remédios, o que levou os pesquisadores a investirem no estudo.

Foto: © Antonio-Guillem - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter