Crianças devem ficar só 1 hora no computador

Natali.Saude - 25 de outubro de 2016 - 13:34

Crianças devem ficar só 1 hora no computador

Academia Americana de Pediatria lança recomendações para garantir o bem-estar físico e psicológico de jovens

(CCM SAÚDE) — Diante das inovações tecnológicas e da presença de dispositivos eletrônicos no nosso dia a dia, é cada vez mais comum ver crianças com tablets, celulares e à frente do computador jogando ou navegando pela internet. Segundo estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 80% da população do país entre 9 e 17 anos utilizam a rede, sendo que 66% deles navegam por ela diariamente.

O uso exagerado desses dispositivos, no entanto, pode trazer problemas ao desenvolvimento dos jovens, tais como obesidade e insônia. Pensando em evitar isso, a Academia Americana de Pediatria publicou um documento com uma série de recomendações para ajudar pais e cuidadores a garantirem o uso seguro da internet e da televisão.

Não é recomendável que crianças com menos de 2 anos tenham acesso à televisão e aos dispositivos móveis. Segundo o documento publicado, crianças dessa idade não aprendem muito a partir de programas e aplicativos porque não têm a capacidade de transferir as informações que veem na tela para o mundo real. A única atividade digital recomendada para essa faixa etária é a videochamada, ferramenta que pode ser utilizada para que meninos e meninas consigam se comunicar com parentes distantes.

A partir dos 2 anos até os 5, as crianças podem assistir a, no máximo, uma hora diária. É recomendável que os pais assistam aos programas e joguem com seus filhos. Dessa forma, eles podem saber o que as crianças veem, como elas estão reagindo ao conteúdo e se estão realmente aprendendo coisas novas.

Foto: © Stokkete - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter