Mulheres já bebem tanto quanto os homens

Natali.Saude - 26 de outubro de 2016 - 08:48

Mulheres já bebem tanto quanto os homens

Estudo, que analisou dados de todo o mundo, apontou que problemas com bebidas afetam ambos os sexos

(CCM SAÚDE) — As mulheres consomem álcool praticamente na mesma quantidade que os homens e, consequentemente, têm os mesmos problemas de saúde decorrentes desse hábito, apontou um estudo da Universidade de New South Wales, na Austrália.

Essa conclusão foi obtida a partir de dados de pessoas nascidas entre 1891 e 2001 em todo o mundo, com identificação de mudança grande nos hábitos desde o início do século XX. Na geração atual, segundo o estudo, os homens consomem apenas 10% mais álcool do que as mulheres, enquanto no começo dos anos 1900 eles consumiam mais que o dobro (2,2 vezes) do álcool consumido por elas.

A população masculina também costumava ser 3,6 vezes mais suscetível a problemas de saúde decorrentes do consumo de álcool, como cirrose hepática. Agora, os homens são suscetíveis a esses problemas apenas 1,3 vez mais do que as mulheres.

Segundo os estudiosos, parte dessa nova realidade pode ser explicada pela mudança nos papéis exercidos por homens e mulheres na sociedade. "O consumo de álcool e os problemas relacionados a ele eram historicamente vistos como um fenômeno masculino. Já não são mais", diz o professor Mark Petticrew, da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Foto: © Kamira - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter