Saúde anuncia compra de teste rápido de zika

CCM International - 26 de outubro de 2016 - 09:45

Saúde anuncia compra de teste rápido de zika

Distribuição das 3,5 milhões de unidades começa até dezembro; casos vão determinar quantidade

(CCM SAÚDE) — O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) a compra de 3,5 milhões de testes rápidos do vírus zika. Com isso, pacientes com suspeita da doença poderão ter seu diagnóstico confirmado em apenas 20 minutos. A distribuição para os estados será feita entre dezembro deste ano e fevereiro de 2017. O órgão estima que os testes suprirão a demanda de um ano no país.



Esta é a primeira vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) terá à disposição um teste rápido de zika. A grande novidade é que este exame consegue constatar a presença do vírus no organismo a qualquer momento, mesmo que a infecção seja mais antiga. O teste atualmente disponível, além de mais demorado, detecta o vírus apenas se ele estiver na corrente sanguínea do paciente.

Os estados e municípios receberão o teste em dois lotes. O primeiro, com 2 milhões de unidades, serão distribuídos em dezembro. Já a segunda parte chega às unidades básicas de saúde até fevereiro do ano que vem. A incidência de casos por estado é o que vai determinar a quantidade de testes que cada unidade da federação receberá.

Segundo boletim epidemiológico do ministério, mais de 200 mil pessoas apresentaram suspeita de infecção por zika até o dia 19 de setembro em todo o Brasil. Destas, 16.473 eram gestantes. O vírus é mais perigoso nas grávidas pelo risco de microcefalia e outras malformações nos bebês. A circulação do zika pelo país foi confirmada em abril de 2015.

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter