Novo vírus das Américas pode causar epidemia

Pedro.Saude - 3 de novembro de 2016 - 09:52

Novo vírus das Américas pode causar epidemia

Mayaro foi identificado no Haiti; doença também é transmitida pela picada do Aedes aegypti

(CCM SAÚDE) — Um novo vírus circula pelos países das Américas e pode provocar mais uma onda de epidemias na região. O vírus mayaro foi identificado no Haiti por pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Assim como a dengue, zika e chikungunya, a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

O vírus foi encontrado no organismo de um menino de 8 anos da zona rural do Haiti. A descoberta foi feita após a criança testar negativo para chikungunya, que tem sintomas idênticos ao mayaro, e zika. Na época, a ilha sofria com um surto de infecções por chikungunya. Segundo John Lednicky, autor do estudo, já podem haver mais casos da doença no país e em outros lugares. "Os sintomas são muito similares aos da chikungunya. Por isso, quando o paciente vai ao médico, pensam se tratar dessa doença e não sabem que é mayaro", diz ele.

Conhecido dos cientistas desde a década de 1950, o mayaro normalmente ficava restrito a alguns pequenos surtos na região amazônica. Sua chegada ao meio urbano é, de acordo com os especialistas, o maior risco da doença. Essa mudança também indica que o vírus passou por adaptações para se hospedar no organismo do Aedes aegypti e outros mosquitos que vivem nas cidades.

Similar ao vírus chikungunya, o mayaro tem como sintomas dores articulares, erupções cutâneas e febre. Mesmo após o fim do tratamento, o paciente pode experimentar fortes dores, principalmente nos pulsos e tornozelos, durante alguns meses.

Foto: © phichak - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter