OMS aumenta número de consultas no pré-natal

Pedro.Saude - 10 de novembro de 2016 - 09:37

OMS aumenta número de consultas no pré-natal

Órgão das Nações Unidas passa a recomendar oito encontros com especialista durante a gestação

(CCM SAÚDE) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou nesta semana algumas de suas recomendações para a realização do pré-natal. A principal mudança diz respeito ao número de consultas da gestante com um médico, que devem passar de quatro para oito sessões durante o período da gravidez. Segundo o órgão, o objetivo é reduzir os altos índices de complicações no parto e mortes de fetos e bebês recém-nascidos.



De acordo com os dados da OMS, 303 mil mulheres morreram por problemas relacionados com a gestação somente em 2015. Além disso, houve 2,6 milhões de casos de natimortos e 2,7 milhões de óbitos de bebês com menos de 28 dias de vida, período considerado crítico para a criança e seu desenvolvimento. O braço de saúde das Nações Unidas também informou que atualmente somente 64% das grávidas faz quatro ou mais consultas de pré-natal.

"Contatos frequentes e melhores entre todas as mulheres e seus médicos durante a gravidez facilitarão a adoção de medidas preventivas, detecção oportuna de riscos e redução de complicações. A atenção pré-natal para as mães de primeira viagem é ainda mais fundamental pois vai determinar como elas tratarão o cuidado pré-natal em futuras gestações", afirmou, por meio de comunicado, o diretor de Saúde Materna e do Recém-Nascido da OMS, Anthony Costello.

O primeiro desses encontros deve ocorrer até a 12ª semana de gestação e depois se repetir na 20ª, 26ª, 30ª, 34ª, 38ª e 40ª semanas. Conforme os cálculos da OMS, a ampliação do número de visitas ao médico pode reduzir a taxa de óbitos de bebês em até 8 por cada 1.000 nascidos vivos. Além de realizar exames, o pré-natal serve para orientar a gestante a respeito da alimentação e outros hábitos a serem adotados para melhorar a saúde do bebê.

Foto: © Anna Omelchenko - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter