Quase 10% dos brasileiros têm diabetes

Pedro.Saude - 11 de novembro de 2016 - 14:47

Quase 10% dos brasileiros têm diabetes

Levantamento apontou que 14,3 milhões sofrem da doença; maioria não se cuida de maneira adequada

(CCM SAÚDE) — O Brasil tem atualmente 14,3 milhões de pessoas diabéticas, o que equivale a 9,4% da população. Destes, cerca de 10% têm diabetes tipo 1, forma congênita da doença. Os dados são de pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para alertar para os riscos da doença e da desinformação a seu respeito que ainda vigora, inclusive entre pacientes e cuidadores.

O levantamento, que entrevistou 2.002 voluntários, revelou, por exemplo, que 32% dos não diabéticos afirma ter pouca ou nenhuma informação sobre a doença e 29% não conhece sequer seus sintomas. Um terço deste grupo também disse nunca ter feito um teste de glicemia. Esse desconhecimento fez com que 29% dos diabéticos não soubesse que tinha a doença até descobri-la em um exame de rotina.

Além disso, a pesquisa apontou números preocupantes em relação ao tratamento da doença. Entre portadores de diabetes e cuidadores destas pessoas, 92% acreditam que a prática regular de atividade física é essencial para o controle da condição. No entanto, 64% dos pacientes afirma não se exercitar de maneira adequada.

O atraso no diagnóstico e no início do tratamento piora muito o prognóstico de pacientes tanto com tipo 1 quanto tipo 2 da doença, pois os sintomas em geral só aparecem quando a diabetes já está mais avançada. Entre suas complicações mais graves estão perda de visão e amputação de membros inferiores.

Foto: © Rawpixel.com - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter