Antecipar o jantar aumenta a queima de gordura

Pedro.Saude - 16 de novembro de 2016 - 09:50

Antecipar o jantar aumenta a queima de gordura

Pacientes que só comeram até as 14h sentiram menos fome e apresentaram mudanças no metabolismo

(CCM SAÚDE) — O hábito de antecipar o horário do jantar - ou mesmo pular esta refeição - pode auxiliar na busca pela redução de peso ao proporcionar maior queima de gordura e controlar o apetite. O estudo do Centro de Pesquisa Biomédica de Pennington, nos Estados Unidos, foi o primeiro a testar uma estratégia de alimentação em tempo restrito em humanos.

No experimento, 11 voluntários com sobrepeso ou obesidade foram submetidos a um regime alimentar que deveria ser iniciado às 8h e encerrada às 14h durante quatro dias. Na sequência, a alimentação, com o mesmo total de calorias, poderia ocorrer até as 20h pelo mesmo período.

"Comer apenas durante uma pequena janela de tempo seguido por um jejum de 18 horas reduziu os níveis de apetite em comparação a dietas mais prolongadas", aponta a pesquisadora Courtney Peterson, autora do trabalho.

Segundo Peterson, os resultados deste estudo preliminar mostraram que não houve diferença na queima de calorias entre as duas dietas. Por outro lado, casos de sensação de fome ao longo do dia ocorreram em menor quantidade e a queima de gordura durante a noite foi maior. Desta forma, a ligação entre jantar mais cedo e perder peso é possível, porém ainda não confirmada.

Esta associação já foi demonstrada em testes com roedores. Entre os animais, estratégias de redução do espaço entre a primeira e a última refeição garantiram redução de peso e gordura e prevenção de doenças cardiovasculares.

Foto: © MaraZe - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter