Tirar férias do Facebook reduz tristeza e solidão

Pedro.Saude - 23 de novembro de 2016 - 09:47

Tirar férias do Facebook reduz tristeza e solidão

Passar uma semana sem usar a rede social também aumentou níveis de felicidade e concentração

(CCM SAÚDE) — O Facebook é um lugar de encontros e interações entre as pessoas, mas conseguir se manter afastado da rede social é uma boa medida para quem quer se sentir mais alegre, mais concentrado e menos solitário.



Essa é a conclusão de estudo desenvolvido na Universidade de Copenhague, na Dinamarca. De acordo com a equipe comandada por Morten Tromholt, usuários do Facebook que passam uma semana sem acessar seus perfis já experimentam melhores em diversos aspectos da vida e em suas relações pessoais. O experimento foi feito com 1.095 voluntários. Uma parte ficou sete dias sem a rede social enquanto os demais acessavam normalmente.

Ao final do teste, 22% daqueles que tiraram férias do Facebook diziam estar tristes e 16% sentiam-se solitários. No grupo controle, esses valores eram, respectivamente, de 34% e 25%. Já em uma escala de 1 a 10 quanto ao nível de satisfação com a vida, os participantes fora da rede social elevaram sua média de 7,56 para 8,12 enquanto os demais permaneceram com números praticamente iguais, passando de 7,67 para 7,75.

"Comparando quem ficou fora do Facebook com o grupo que continuou usando a rede social, constatou-se que tirar uma folga do Facebook tem efeitos positivos em nossa satisfação com a vida e torna nossas emoções mais positivas", afirmou Tromholt.

Os participantes livres da rede social também demonstraram maior capacidade de concentração, tiveram vida social mais intensa e sentiam não desperdiçar tanto tempo com as atualizações de amigos e páginas.

Foto: © Marcos Mesa Sam Wordley - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter