64% das crianças com câncer sobrevivem

Pedro.Saude - 28 de novembro de 2016 - 09:07

64% das crianças com câncer sobrevivem

Taxa de sobrevida foi medida em levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer

(CCM SAÚDE) — Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos que sofrem de câncer superam a doença em 64% das ocasiões, revelou levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde divulgado na última sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores responsáveis pelo cálculo compararam as taxas de incidência e mortalidade dos diversos tipos de câncer que acometem crianças e jovens nesta faixa etária. Entre as formas de câncer infanto-juvenil, os mais comuns são leucemia (26% dos casos), linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (13%). Ao todo, o Inca estima que cerca de 12.600 novos casos de câncer em menores será diagnosticado em 2017.

O estudo também mostrou, por outro lado, que ainda há uma forte desigualdade nas taxas de sobrevida entre as regiões do país. Nos estados das regiões Sul e Sudeste, os níveis de sobrevivência dos pacientes são de, respectivamente, 75% e 70%. Já no Nordeste e Norte, os valores - 60% e 50% - ficam abaixo da média. O Centro-Oeste é o mais próximo da média nacional, com 65%.

Foto: © Mat Hayward - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter