Vinagre de maçã ajuda a reduzir o colesterol

Natali.Saude - 29 de novembro de 2016 - 10:24

Vinagre de maçã ajuda a reduzir o colesterol

Mistura também ajuda no controle da artrite e de inflamações em geral

(CCM SAÚDE) — O vinagre de cidra de maçã, feito a partir de maçã picada misturada com água e açúcar, tem ganhado popularidade entre pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, pois, aparentemente, atua no combate à obesidade, à artrite e até às pontas duplas nos cabelos.



Em testes feitos por especialistas da Aston University, em Birmingham (Inglaterra), cientistas tentaram desvendar ou confirmar alguns mitos, como a afirmação de que beber duas colheres de vinagre de cidra diluídas em água antes das refeições ajuda a regular os índices de açúcar no sangue.

O resultado obtido foi que o vinagre de cidra de maçã teve um impacto significativo sobre os índices de açúcar no sangue dos participantes: houve uma redução de 36% nos níveis de açúcar durante 90 minutos.

A suspeita é de que o ácido acético contido no vinagre de cidra de maçã interfira no processo de quebra do amido. Portanto, se uma pessoa consome o vinagre antes de uma refeição rica em carboidratos, menos açúcar será absorvido por seu organismo.

Depois, foram avaliadas as propriedades na redução de peso, de índices de colesterol no sangue e de níveis de inflamação. Desta vez, o vinagre não foi eficiente no emagrecimento, porém ajudou a reduzir os níveis de colesterol.

Foto: © denio109 - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter