Criada proteína contra diabetes e obesidade

Natali.Saude - 7 de dezembro de 2016 - 10:12

Criada proteína contra diabetes e obesidade

Novidade abre caminho para desenvolver medicamento contra doenças que afetam milhões de pessoas

(CCM SAÚDE) — A cura para males como a obesidade e o diabetes parece estar cada vez mais próxima. Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade Católica de Lovaina (UCL), na Bélgica, descobriram uma proteína capaz de prevenir o desenvolvimento desses males em ratos. A novidade abre caminho para o desenvolvimento de um medicamento contra as duas doenças que afetam, respectivamente, 600 milhões e 400 milhões de pessoas em todo o mundo.



Batizada de Amuc_1100, a proteína faz parte da membrana externa da bactéria Akkermansia muciniphila, que vive exclusivamente na flora intestinal de animais vertebrados, como o homem. A equipe do professor Patrice Cani descobriu que essa proteína bloqueia completamente o desenvolvimento de intolerância à glicose e de resistência à insulina, tanto em um regime normal como em um regime rico em gordura.

"A permeabilidade intestinal é responsável pela passagem ao sangue de determinadas toxinas que contribuem para o desenvolvimento do diabetes e de inflamações, para o fato de que algumas pessoas obesas sintam fome constantemente e para várias desordens metabólicas", explicou Cani em entrevista à BBC Brasil.

A bactéria Akkermansia muciniphila é conhecida por sua capacidade de reduzir em entre 40 e 50% o ganho de massa corporal e de resistência a insulina em ratos. O tratamento com essa bactéria pasteurizada já foi feito, em uma primeira fase de testes, em humanos, e a conclusão é de que sua administração não apresenta riscos para a saúde.

Cani pretende também comprovar os efeitos da Akkermansia muciniphila sobre outras doenças relacionadas, como alto nível de colesterol, arteriosclerose, inflamação intestinal e até mesmo câncer.

Foto: © MaxShutter - Shutterstock.com

Siga o CCM Saúde no Twitter