Droga para diabetes contra o mal de Parkinson

Natali.Saude - 8 de dezembro de 2016 - 08:39

Droga para diabetes contra o mal de Parkinson

Ação dupla foi detectada em ratos; experimentos com humanos são a próxima etapa

(CCM SAÚDE) — Uma nova droga estudada para combater o diabetes tipo 2 também pode ser eficiente no tratamento do mal de Parkinson. Denominada MSDC-0160, a substância poderá ajudar a diminuir a progressão da doença degenerativa, um dos distúrbios nervosos mais comuns da terceira idade.



Os autores do estudo detectaram a ação dupla em ratos e agora se preparam para experimentos em humanos. "As duas doenças podem ter sintomas muito diferentes. No entanto, estamos descobrindo que compartilham muitos mecanismos subjacentes a nível molecular e respondem de forma semelhante a uma nova classe de sensibilizadores de insulina, como a MSDC-0160", declarou, em comunicado, Jerry Colca, um dos autores do estudo e diretor científico do Metabolic Solutions Development Company (MSDC), nos Estados Unidos.

Sabe-se que o Parkinson pode se originar, mesmo que apenas parcialmente, no metabolismo energético do corpo. De acordo com os autores do trabalho, a MSDC-0160 tem o poder de regular a função mitocondrial, ligada à produção de energia, em células cerebrais e restaurar o processo de converter nutrientes básicos em energia.

Como resultado dessa ação, a capacidade das células de lidar com proteínas prejudiciais é normalizada, o que leva à redução da inflamação e morte das células nervosas.

Foto: © Syda Productions - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter