Sono irregular aumenta risco de câncer de mama

Pedro.Saude - 21 de julho de 2015 - 15:53

Sono irregular aumenta risco de câncer de mama

Estudo holandês com ratos também mostrou que sono desregulado aumenta o peso em 20%

(CCM SAÚDE) - Dormir pela manhã durante uma semana e à noite nos dias seguintes pode ter efeitos piores do que apenas o cansaço. Estudo de pesquisadores holandeses realizado com ratos "comprovou categoricamente" que a irregularidade do sono aumenta os riscos de doenças, como a obesidade e o câncer de mama entre mulheres.

De acordo com a pesquisa, mulheres que tenham histórico familiar da doença deveriam evitar trabalhos em que as jornadas sejam irregulares. Ainda necessitando fazer análises mais aprofundadas, os cientistas apontam que a ocorrência do câncer de mama entre essas mulheres pode ser antecipado em até cinco anos devido ao sono desregulado.

Já o aumento de peso foi confirmado pelo experimento. Submetidos à mesma dieta que os demais, ratos que dormiam em horários variados apresentaram peso 20% maior que a média. O mesmo, segundo a pesquisa, publicada no site 'Current Biology', acontece com os humanos, que chegam a pesar 10 kg mais que pessoas com o ritmo de sono correto.

As causas do problema são incertas e novos estudos devem buscar determiná-las, mas os pesquisadores acreditam que o aumento no risco de doenças esteja ligado às mudanças promovidas no relógio biológico.

Foto: © Pixabay.