Exercícios aumentam qualidade do esperma

Pedro.Saude - 9 de dezembro de 2016 - 08:04

Exercícios aumentam qualidade do esperma

Corrida de intensidade moderada eleva a quantidade de espermatozoides; perda de peso também influi

(CCM SAÚDE) — A prática regular de exercícios físicos, além de benéfica para a saúde e o corpo, melhora a qualidade do esperma entre os homens. A conclusão é de estudo realizado na Universidade Justus-Liebig, na Alemanha.

Na pesquisa, 261 homens sedentários e sem problemas de fertilidade foram divididos em quatro grupos: sem prática de exercícios, atividade moderada (30 minutos de corrida por dia), intensa (1 hora por dia) e alta intensidade (sessões de explosão). O acompanhamento durou seis meses e, ao final, os três times que se exercitaram perderam peso e apresentam resultados positivos em seus espermogramas.

Curiosamente, os maiores benefícios se deram entre os voluntários que realizaram sessões moderadas de corrida. Entre eles, a quantidade e qualidade dos espermatozoides cresceu de maneira mais acentuada que nos demais grupos. A explicação para isso pode estar, acreditam os cientistas, no aumento da temperatura corporal provocado por atividades intensas, o que afeta a saúde do esperma.

O objetivo dos pesquisadores agora é determinar se a maior qualidade do esperma repercute no aumento de fertilidade desses homens. Levantamentos anteriores já mostraram que um em cada três casos de casais com dificuldades para ter filhos são causados pela baixa qualidade do sêmen do parceiro.

Foto: © iStock.
Siga o CCM Saúde no Twitter