Psicoses podem ser problema imunológico

Pedro.Saude - 12 de dezembro de 2016 - 07:47

Psicoses podem ser problema imunológico

Pesquisa estima que cerca de 10% dos casos de esquizofrenia e bipolaridade tenham causa autoimune

(CCM SAÚDE) — Uma disfunção no sistema imunológico que faz com que ele passe a atacar um receptor cerebral importante para a comunicação entre os neurônios pode ser a causa para muitos quadros de psicoses. A descoberta pode tornar tratável casos de esquizofrenia e transtorno bipolar de pacientes que hoje não respondem aos tratamentos.

A hipótese foi formulada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, após o caso da jovem Sarah Galloway, de 25 anos. Sem histórico de distúrbios mentais, ela passou a sofrer alucinações severas, recebeu diagnóstico de bipolaridade e iniciou tratamento com remédios. Porém, um exame de sangue demonstrou a ação de células imunológicas cerebrais sobre o receptor NMDA. Com o achado, uma terapia com imunossupressores foi prescrita e a universitária se recuperou do problema.

Em seguida, a psiquiatra Belinda Lennox comandou estudo que buscou a mesma ação autoimune em 228 pacientes que haviam sofrido transtornos mentais pela primeira vez em suas vidas. Ao final dos exames, 3% dos voluntários apresentavam bloqueio de NMDA pelo sistema imunológico. Apesar do número menor, a pesquisadora estima que um em cada 11 casos de distúrbios mentais tenham causa imunológica.

"Pacientes que atualmente estão sendo tratados nos serviços públicos de saúde mental podem ter esses anticorpos e devem ser tratados de maneira muito diferente. É um grande avanço para a psiquiatria como um todo. Cada psiquiatra e paciente com psicose precisa saber disso e fazer novos testes", afirma Lennox em entrevista à 'BBC'.

Foto: © goa novi - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter