Sinais de que a queda de cabelo merece atenção

Natali.Saude - 13 de dezembro de 2016 - 09:49

Sinais de que a queda de cabelo merece atenção

Por dia, perdemos de 50 a 100 fios de cabelo - e isso não deve ser encarado como uma ameaça

(CCM SAÚDE) — Algumas pessoas se assustam ao verem seus cabelos caírem. Entretanto, nem sempre isso é sinal de calvície ou de alguma doença, sabia? Por dia, estima-se que sejam perdidos de 50 a 100 fios de cabelo e isso é absolutamente normal.



Na maioria dos casos, a perda de cabelo indica o momento em que estamos vivendo - estigma filogenético. Em todos os mamíferos, exceto os seres humanos, existe o que chamamos de movimentos sincronizados anuais. Além disso, o cabelo cai e se renova diariamente.

Sinais que mostram que devemos nos preocupar com a queda capilar são, principalmente, nossa imagem, e não a quantidade de cabelo que sai na escova. Comparar uma foto do ano passado com uma atual é um bom método para detectar se há "clareiras" na cabeça.

Se isso ocorrer é importante consultar um médico para determinar o que está acontecendo. As doenças que causam a calvície, na maioria dos casos, não estão associadas a um aumento do volume de substituições, mas devido a uma doença na raiz.

Vários fatores explicam a queda de cabelo, como o processo de envelhecimento, genética, perda e ganho constante de peso e desequilíbrios hormonais e psicológicos.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter