Esportes com raquete reduzem risco de morte

Natali.Saude - 14 de dezembro de 2016 - 10:15

Esportes com raquete reduzem risco de morte

Natação, ciclismo e exercícios aeróbicos também geram benefícios enormes à saúde

(CCM SAÚDE) — A prática de esportes, em geral, beneficia enormemente a saúde. Algumas modalidades, no entanto, geram mais benefícios que outras. Essa foi a conclusão obtida por pesquisadores australianos que analisaram 80 mil pessoas e descobriram que os esportes realizados com raquete são os que mais reduzem o risco de morte.



Além deles, natação, ciclismo e aeróbica são os melhores, na comparação com a corrida e o futebol, por exemplo. Os autores do estudo, publicado na revista internacional 'British Journal of Sports Medicine', acreditam que os achados podem ajudar as pessoas na hora da escolher um esporte adequado.

Na pesquisa, os cientistas analisaram adultos com mais de 30 anos e usaram informações obtidas por meio de questionários respondidos anualmente, de 1994 a 2008, na Inglaterra e na Escócia, que englobaram dados sobre a prática de seis diferentes tipos de atividade física: ciclismo, natação, esportes com raquete - como tênis, squash e badminton -, aeróbica, futebol e corrida.

Ao calcular os riscos de morte de cada modalidade e comparar os dados, os cientistas encontraram diferenças significativas. O risco de morte era 47% mais baixo entre aqueles que praticavam esportes com uso de raquete, 28% mais baixo entre nadadores, 27% mais baixo entre aqueles que realizavam aeróbica e 15% mais baixo entre os ciclistas.

"Nossas descobertas indicam que não é só o quanto e com que frequência, mas também que tipo de exercício que você faz que parece fazer a diferença", disse, em um comunicado à imprensa, Emmanuel Stamatakis, um dos autores do estudo e pesquisador da Faculdade de Ciências da Saúde e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney, na Austrália.

Foto: © Lucky Business - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter