Bactéria da periodontite está ligada à artrite

Natali.Saude - 15 de dezembro de 2016 - 10:03

Bactéria da periodontite está ligada à artrite

Cientistas descobrem que causadora da periodontite também pode causar processo autoimune

(CCM SAÚDE) — A artrite reumatoide, que acomete, em todo o mundo, 1,5 milhão de pessoas, é uma condição debilitante e bastante dolorosa, que destrói as cartilagens das articulações. Embora haja diversos tratamentos, ainda não é possível combater a doença, que teve um novo mecanismo desvendado.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que uma bactéria conhecida por causar periodontite — uma inflamação crônica das gengivas — também pode desencadear o processo autoimune que caracteriza a artrite reumatoide.

As doenças autoimunes são aquelas nas quais as células do sistema imunológico começam a atacar o próprio organismo do indivíduo de maneira exagerada. De acordo com os cientistas, muitos pacientes com artrite reumatoide também estão infectados pela bactéria Aggregatibacter actinomycetemcomitans.

Ao que parece, esse patógeno induz a produção das chamadas proteínas citrulinadas, substâncias suspeitas de ativar o sistema imunológico, provocando os eventos que levam ao desenvolvimento da doença autoimune. Essa descoberta poderá ajudar a encontrar não só novos tratamentos, mas métodos preventivos.

Foto: © Artem Furman - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter