Uso do ultrassom cura pessoas com tremor

Natali.Saude - 16 de dezembro de 2016 - 09:36

Uso do ultrassom cura pessoas com tremor

Ondas de ultrassom são utilizadas para destruir os tecidos que geram sinais elétricos

(CCM SAÚDE) — No início deste ano, a Food and Drug Administration (FDA), agência estadunidense similar à Vigilância Sanitária brasileira, aprovou a utilização do ultrassom focalizado de alta intensidade para tratar tremores, que, até então, só podiam ser corrigidos com uma cirurgia no cérebro ou com medicamentos.



No hospital St. Mary de Londres, no Reino Unido, especialistas utilizaram, pela primeira vez, ondas de ultrassom para destruir os tecidos que geravam sinais elétricos que chegavam aos músculos, combatendo os tremores, que são resultado de um transtorno neurológico provocado geralmente por falhas nos circuitos do hipotálamo, uma região pequena na base do cérebro.

Segundo Peter Bain, neurologista do hospital Imperial College, também no Reino Unido, o procedimento tem um "futuro promissor" e poderia ser usado para tratar outras desordens de movimento, como o mal de Parkinson.

"Uma forma simples de imaginar como funciona esse sistema é quando usamos uma lupa para concentrar os raios de sol em um ponto, e a partir daí fazer um buraco", explica, à 'BBC', o radiologista Wladyslaw Gedroyc, do hospital universitário Imperial College.

Após uma experiência com quatro pessoas, os médicos fizeram com que os tremores desaparecessem completamente. A máquina utilizada no procedimento, chamada Exablate Neuro, foi criada por uma empresa de tecnologia com sede em Israel. Há 24 delas em todo o mundo, a maior parte em países europeus. O Brasil não figura na lista.

Foto: © Alliance - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter