Liberado teste de dengue, zika e chikungunya

Pedro.Saude - 23 de dezembro de 2016 - 10:19

Liberado teste de dengue, zika e chikungunya

Kit 3 em 1 desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz faz diagnóstico das doenças em apenas um dia

(CCM SAÚDE) — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o primeiro teste 3 em 1 para diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. O produto, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é capaz de diferenciar as doenças em sua fase aguda e os resultados saem em apenas um dia.



O kit ZDC, iniciais das infecções, será de uso gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O teste rápido é o primeiro do mundo capaz de diagnosticar e diferenciar as três doenças. Também é possível que o profissional de saúde responsável pelo seu uso opte apenas pela identificação de uma ou duas das condições.

"Temos satisfação em entregar esta inovação à sociedade brasileira. Estamos mobilizados para responder à grave situação do vírus zika e da microcefalia, e o kit é parte importante dos nossos esforços", afirmou Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, à agência de notícias da instituição.

O kit, que apenas diagnostica a doença na fase aguda, quando os sintomas se manifestam, é especialmente importante para mulheres grávidas, entre as quais uma infecção por vírus zika pode provocar microcefalia e outras alterações cerebrais nos bebês.

Foto: © pedrosala - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter