Vacina contra ebola é 100% eficaz, diz OMS

Pedro.Saude - 26 de dezembro de 2016 - 07:14

Vacina contra ebola é 100% eficaz, diz OMS

Imunização criada por canadenses foi testada em 6 mil pessoas na Guiné; nenhuma teve a doença

(CCM SAÚDE) — O ebola, que matou mais de 11 mil pessoas em sua última epidemia, entre 2013 e 2015, ganhou uma vacina com "até 100% de eficácia", anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na última sexta-feira (23). A imunização foi desenvolvida por pesquisadores canadenses e seus direitos pertencem ao laboratório farmacêutico Merck.

Segundo artigo dos cientistas envolvidos na criação da vacina publicado na revista 'The Lancet', cerca de 6 mil pessoas, inclusive crianças com mais de 6 anos, receberam o produto em uma região litorânea da Guiné, um dos países afetados pelo surto recente do ebola. Nenhuma delas teve sintomas da doença após a injeção. Já os efeitos colaterais foram brandos, tais como dores de cabeça e musculares. Houve apenas um caso de reação alérgica à vacina, mas o paciente se recuperou.

A vacina, chamada de rVSV-ZEBOV, pode estar disponível no mercado já em 2018, após o aval de eficácia e segurança das agências sanitárias dos Estados Unidos e União Europeia. No entanto, um estoque emergencial de 300 mil doses poderá ser enviado a qualquer país do mundo em caso de nova epidemia, informou a Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi).

Um dos próximos passos da pesquisa é identificar a segurança da nova imunização em crianças abaixo dos 6 anos e mulheres grávidas. Entre os idosos, o teste já divulgado conseguiu comprovar bom desempenho.

Foto: © Davide Calabresi - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter