Drogas de diabetes e pressão combatem câncer

Pedro.Saude - 28 de dezembro de 2016 - 06:38

Drogas de diabetes e pressão combatem câncer

Combinação de drogas comuns reduz aporte de energia para células cancerosas e evita proliferação

(CCM SAÚDE) — O uso combinado de duas drogas bastante comuns - uma prescrita para o controle da diabetes tipo 2 e outra contra a hipertensão arterial - é capaz de combater diferentes tipos de câncer e provocar o 'suicídio' de tumores, aponta pesquisa realizada na Universidade de Basel, na Suíça.



A dupla de remédios são a metformina e a sirosingopina. A metformina é a única que possui propriedades anticâncer, mas a associação com a sirosingopina reduz seus efeitos colaterais e potencializa a ação contra os tumores. A dose usual de metformina para pacientes diabéticos não é capaz de combater o câncer, o que exige quantidades muito maiores do medicamento.

Em testes com camundongos, a combinação foi eficaz para eliminar tumores de leucemia e câncer de fígado. O mecanismo de ação é sempre o mesmo: os remédios bloqueiam a cadeia de respiração celular, que ocorre nas mitocôndrias. Além disso, o nível de glicose no sangue é reduzido, assim como a degradação de açúcar no organismo.

A baixa no aporte de energia para as células inibe o desenvolvimento do tumor, que necessita de muita energia para se reproduzir. Os resultados são animadores, afirma o pesquisador Michael Hall. "As duas drogas foram mais eficazes que cada uma separada. E o efeito só se deu sobre as células cancerosas enquanto as células sanguíneas não foram afetadas pelo tratamento", diz ele, que vislumbra boas possibilidades de uso clínico da combinação.

Foto: © Juan Gaertner - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter