Trabalho: som instrumental ajuda a concentrar

Natali.Saude - 28 de dezembro de 2016 - 10:47

Trabalho: som instrumental ajuda a concentrar

Pesquisa indica que a maioria das pessoas realiza melhor suas funções quando fica em silêncio

(CCM SAÚDE) — Ouvir música é um hábito que pode aliviar o estresse do trabalho, facilitar a comunicação entre as pessoas, aumentar a criatividade e criar um ambiente mais relaxado, porém há tipos específicos de música que exercem essa função.

"A maioria das pessoas, ao menos em condições de escritório, realiza melhor suas funções quando fica em silêncio", explica à 'BBC' Nick Perham, psicólogo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que é especialista no efeito que os sons têm em nossa habilidade cognitiva.

Segundo ele, o segredo é avaliar a interação entre a tarefa a ser realizada e a natureza do som. Se precisamos interpretar um texto, por exemplo, é melhor ouvirmos música sem palavras, ou seja, instrumental.

Daniel Levitin, autor do livro "Este é seu cérebro sob os efeitos da música", concorda com Perham. Quanto mais cativante é a música, pior é para a concentração, e se tem letra, afirma Levitin, ela complica muito as tarefas verbais. No entanto, se a tarefa a ser executada é mais mecânica, como pode ser no caso de um trabalhador que realizou a mesma função por horas, escutar música pode trazer benefícios.

"Estudos feitos em fábricas há anos identificaram que a música pode melhorar o estado de ânimo e a motivação dos operários, que acabam fazendo melhor seu trabalho", disse Perham.

Foto: © Mr. Exen - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter