Status social influencia a saúde, diz estudo

Natali.Saude - 29 de dezembro de 2016 - 07:11

Status social influencia a saúde, diz estudo

Pesquisa feita na Universidade de Duke relaciona relações sociais com o sistema imunológico das pessoas

(CCM SAÚDE) — Um estudo conduzido na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, comprovou que as diversas relações de poder vivenciadas pelas pessoas no dia a dia aumenta o estresse e influencia o estado geral de saúde.



Bullying, subordinação social, carinho materno e depressão são algumas das condições cotidianas que podem causar mudanças cardiovasculares, aumentar inflamações e alterar hormônios. De acordo com os cientistas da universidade estadunidense, o status social pode afetar o sistema imune de populações específicas.

Isso significa que se você vive em uma sociedade em que a sua posição social é constantemente afirmada através da renda, carro, beleza, popularidade (na vida real e nas redes sociais) e até mesmo sua opinião política, pode ser que você esteja contribuindo com a depressão de alguém e o estresse coletivo em uma disputa para ser melhor.

Para amenizar os efeitos do status social, você pode adotar medidas como não se gabar, ao mesmo tempo em que não deve se sentir inferiorizado em relação aos outros, manter o foco na vida real e praticar o bem em suas ações.

Foto: © Antonio-Guillem - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter